Finanças

Diário de Finanças #1

Esse está sendo o primeiro ano em que estou conseguindo anotar todos os meus gastos!

2019 foi o primeiro ano em que vim sozinha para Argentina. Foi a primeira viajem internacional que fiz totalmente sozinha. Meu marido veio dois meses depois, em março. Por isso eu precisava ter um gasto bem controlado para caso acontecesse alguma emergência (graças à Deus não aconteceu), eu conseguisse me virar por aqui. Sem dúvidas foi um ótimo motivo para que eu começasse esse hábito na minha vida e finalmente estou conseguindo ser bem disciplinada. Esse é o sexto mês em que anoto tudo direitinho.

Depois de um tempo anotando suas finanças, além de você perceber onde estão os seus gastos em excesso, você consegue perceber outros gastos fixos como higiene, por exemplo! Eu comprava as coisas sem perceber, sem saber quanto de cada produto eu usava por mês e agora consigo prestar mais atenção nisso! Assim já compro a quantidade certa sem exageros ou gastos desnecessários! O que é excelente para quem quer economizar!!

Nos mercados e farmácias aqui de Buenos Aires sempre tem uma promoção nova. Agora vou conseguir aproveitá-las! Eu já perdi uma oportunidade muito boa de economizar em uma promoção de sabonetes! Parece besteira mas tenho certeza que no final do mês dá uma diferença enorme! Economia agora e meu nome do meio!

A tal promoção foi a seguinte:

Um sabonete estava saindo a 8 pesos, que dá menos de 1 real. Se eu soubesse quanto precisava, já tinha comprado a quantidade do mês ou até mais, para os próximos meses! É difícil ver sabonete a esse valor aqui, (pelo menos na área em que eu moro) principalmente de uma marca boa! Acabei comprando só um e me arrependendo horrores de não ter comprado mais!

Normalmente os sabonetes aqui, os mais baratinhos custam em média 25 pesos para cima, mas são aqueles bem ruins, que te deixam super ressecada quando você sai do banho.

No início eu e meu marido não estávamos acostumados aos valores dos produtos aqui, depois aprendemos. Então era cada um pior do que o outro e sempre dos produtos mais baratos dos estabelecimentos. Isso porque quando você vai de um lugar para o outro e os produtos e marcas são diferentes, bem diferentes, e você não tem ninguém para te orientar, demora um tempo até conhecer tudo e passar a usar o que é bom.

Lembro da primeira vez em que entrei em um mercado daqui! Foi até engraçado (quando passa a gente ri), eu sem conhecer nada ainda, nem nomes, ficava super perdida sem saber o que comprar! Enfim, depois de conhecer um pouco das marcas e preço começamos a usar coisas melhores mas sempre dentro da nossa situação financeira.

Estou muito feliz com o resultado até agora, mas ainda tenho muito a melhorar. Ainda dá para enxugar mais os gastos! Meu maior problema é comida, acabo gastando sempre em besteiras na rua. Em coisas que não fazem bem para o bolso e muito menos para a saúde! Esse é um gasto para eu prestar mais atenção!

ANOTE TODOS OS GASTOS QUE VOCÊ TERÁ NA SEMANA!

Eu tirei um tempinho hoje para anotar meu gastos dessa semana. Coloquei do dia 05 até o dia 09. De quarta a domingo, mas a partir da outra, começo na segunda! Nesse período de tempo percebi que os gastos que terei são apenas compras para fazer a comida e a impressão de um documento para a faculdade. Por enquanto eu não preciso me deslocar usando nenhum trasporte público, então é menos um gasto. Faço tudo a pé mesmo porque os lugares que preciso ir são todos perto. Mas se você tem gastos assim, adicione na sua lista da semana! Anote realmente tudo. Vá visualizando o que você vai precisar fazer dia após dia, todas as suas ações e sempre que imaginar pagando alguma coisa, já anota no caderninho porque vai entrar nos gastos da semana. Seja uma conta, lanche, tudo o que você precisar pagar!

Agora consigo separar meu orçamento por categorias e são essas categorias que me permitem saber quanto de cada coisa preciso por mês! Agora é sair em busca de promoções! Vou virar a louca das promoções!

No final do ano quero fazer um balanço geral e quem sabe no início de 2020 já consigo fazer umas compras boas pro ano todo, como pasta de dente! Organização é tudo! E quem sabe começar a fazer um pequeno estoque anual! Claro que não de tudo, até porque não tenho espaço para guardar tanta coisa, mas remédios, sabonetes, pasta de dente, essas coisas pequenas e principalmente fáceis de serem armazenadas! Ainda é só uma ideia! E pode deixar que vou atualizando você a cada novidade e quem sabe alguma dessas experiências possa te ajudar!

Estou passando de uma pessoa extremamente consumista para uma pessoa totalmente minimalista em todas as áreas da minha vida e quero muito um diário dessa minha mudança!

O que você achou desse post? Espero que tenha gostado! Deixe um comentário aqui abaixo que ficarei muito feliz em conversar com você! Até o próximo post!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s