
Nossa! Como passou rápido! Como foi o seu ano? O meu foi um ano de muito esforço, muito estudo, muito cansaço, mas no final valeu muito a pena e não me arrependo de ter perdido algumas coisas em prol de lograr outras que eram mais importante para mim. Nesse ano de 2019 meu foco foi total para os estudos! E em 2020 vai ser um pouquinho diferente!
Passei acima da média nas matérias que eu estava cursando e estou muito satisfeita com o resultado, mas não quer dizer que não vá me esforçar mais para o próximo ano! Tem muita coisa que eu quero mudar em relação aos meus estudos e já estou me organizando pra isso!
Eu sei que não paro de falar em organização o tempo todo, principalmente no meu insta, mas depois que você descobre esse mundo mágico e o que você consegue depois que se torna organizado, não vai querer outra vida! Sempre tive muita simpatia por organização mas não conhecia a fundo e muito menos colocava em prática! Era mais uma coisa bonitinha, mas depois que comecei a aprender mais sobre ela e produtividade, amei e só quero mais e mais!
Minha última prova foi dia 16 de dezembro de 2019 e assim que saí da faculdade aprovada, já comecei a entrar em modo “contagem regressiva para 2020”. Falei pra mim mesma que só começaria a me organizar depois da prova final para não perder o foco! Então, agora que estou livre, leve e solta…bora organizar 2020!! Espero entrar no próximo ano com um astral novo e atrair coisas boas!
Minha organização esse ano está baseada em um planejamento de final de ano que aprendi com o blog Vida Organizada, da Thaís Godinho! Eu acompanho o trabalho dela a bastante tempo e é fantástico! Recomendo!
Nos anos passados eu apenas destralhava. Guarda-roupas, e-mails, redes socias, e coisas assim. Mas ao assistir a semana da organização que ela lançou em novembro (tive que assistir porque ia sair do ar), anotei todas as dicas e estou me baseando nelas! São ótimas e o que mais gostei e nunca fiz foi: uma grande grande reflexão de como foi o meu ano!
Dividi essa organização de final de ano em 2 etapas
- Limpeza/Destralhe
- Áreas da Vida
Na etapa limpeza a Meta é: reduzir ao máximo o que eu tenho! Regra: SEM PENA! Mas caso seja muito difícil pra você se desapegar das coisas, vá devagar para não gerar ansiedade! Faça o que pode, mas se esforce para ter um resultado satisfatório! Aqui cabe muito bem a filosofia do minimalismo, que é: tenha apenas o necessário, o que você realmente ama e quer ter junto com você! Se você tem 3/4 calças mas ama e usa todas, não tem porque se desfazer!
Você pode ter ouvido que minimalismo é a mesma coisa que ter um número exato de coisas e não é! Sigo uma regrinha muito boa que aprendi com a Mari Santarem: dê uma nota àquilo que você vai se desfazer. Se a nota for entre 8 a 10, fique. Se não, adeus! Guardei isso pra vida! Faz alguns anos que ela falou isso e nunca mais esqueci! O mais legal é que você pode aplicar essa regrinha com QUALQUER COISA!
Primeira Etapa
Limpeza/Destralhe
- aplicativos e pastas no celular
- e-mails
- material de papelaria
- roupas (doação)
- objetos
- arquivos do computador
- detox das redes socias (aquilo que não faz mais sentido seguir)
- limpeza do evernote
- organizar os drives (em breve terei um pessoal e um para faculdade)
- organizar minhas notas no Google keep
- organizar minhas tarefas do Google tarefas
- organizar o Trello
Um detalhe importante: eu moro em um quarto de hostel aqui na Argentina, então não tenho uma casa para organizar, por isso minha organização é mais voltada à internet e eletrônicos. O máximo que consigo fazer e é destralhar o quarto e me livrar de coisas que tenho em excesso, como por exemplo, minha colação de itens de papelaria! Onde a quantidade não condiz mais comigo nesse momento!
Evernote, Google keep, Google tarefas, Trello, são ferramentas que eu uso para me organizar! Gosto de me organizar meio a meio. Digital e papel, mas para 2020 estou querendo diminuir cada vez mais o uso do papel por vários motivos!
Segunda Etapa
1° Fui na internet e busquei por “Roda da Vida” e adequei os itens mais importantes para mim no momento, foram eles:
- Equilibro Emocional
- Espiritualidade
- Estudos
- Família
- Finanças
- Lazer
- Relacionamento
- Saúde
- Trabalho
- Vida Social
Lembrando que não existe uma forma fixa de fazer ou certo e errado!!
2° Depois dessa escolha, fiz algumas análises que considero importante! Essas análises tem que ser bem sinceras a respeito do ano que passou (ou vai passar). Se você gostar, pode fazer uma lista de coisas as quais foi grato e coisas boas que aconteceram, para que não foque apenas em coisas ruins!
Para aprender a lidar com frustrações, reflita sobre o que gostaria de ter feito e ver se ainda dá tempo de fazer!
3° Escolhi um lema pela primeira vez e ele vai ser o meu guia para todo o ano de 2020! Leveza! Espero conseguir fazer com que o meu próximo ano seja mais tranquilo, e vou tentar ao máximo! Seja em relação a quantidade de coisas que eu tenho que sempre me dão muita dor de cabeça na hora de voltar para o Brasil ou seja em relação as minhas emoções!
O lema pode caber em todas as áreas da vida e em todos os aspectos, como por exemplo, os pensamentos! Eu gosto muito do minimalismo e quero me aprofundar nele cada vez mais porque me sinto muito bem com isso! Não é forçado e realmente não pode ser! Sem pressão viu?
4° Como disse acima, escolhi 10 áreas para minha roda da minha vida e em cada uma delas vou refletir sobre:
- o que foi bom
- o que não foi bom
- o que manter
- o que mudar
Outro jeito que também pode ser feito é imprimir uma roda vida, como o exemplo abaixo, e ir marcando ou pintando os espacinhos referente a nota que você dá para cada área da sua vida! E ao final você vai conseguir enxergar:
- A área que mais precisa de atenção
- A área que está gerando mais satisfação
- A área que precisa de mais foco

Bom, essa foi/está sendo o meu método de organização de 2019 para 2020! Não é algo rápido de fazer, tem coisas que duram mais de um dia, principelmente algumas reflexões!
Espero que tenha gostado, que se inspire e principalmente que tenha um ano maravilhoso de muitas conquistas e felicidade!
Reflexão
Todos sabemos que nem tudo são flores e coisas ruins vão acontecer, mas se conseguir olhar para essas situações com olhar de aprendizado, a carga não vai ser tão pesada assim! Pode ser difícil no começo, muito difícil no momento, mas depois que a poeira abaixar, em um ambiente de tranquilidade (quando estiver sozinho ou em um momento que não vai ser interrompido), volte os pensamentos no que ocorreu e pense: o que deu errado, porque deu errado e o que poderia ter feito de diferente e guarde esse aprendizado para as próximas situações! Assim a gente cresce, desenvolve e se conhece! Feliz ano novo e tudo de bom pra você!!

Um comentário em “Planejando 2020”