Ayurveda

Uma Nova Descoberta

Essas estão sendo as férias mais agitadas que estou tendo até agora! Não paro um segundo! Saio de manhã e chego quase de madrugada! Sou uma pessoa que curte muito a calmaria e não ficar correndo de um lado para outro. Esse é meu marido! Ele parece uma pipoca! Somos o contrário um do outro, mas dizem que os opostos se atraem não é?? Por isso, na quarta-feira, 19 de fevereiro, eu tirei o dia só para mim! É tão gostoso! Recomendo de olhos fechados!

Eu passei a maioria do dia lendo o blog Vida Organizada da Thais Godinho porque fazia uma semana que não lia por conta da correria do dia a dia e acabei me deparando com uma postagem sobre Ayurveda que falava um pouco sobre os Doshas (que são os 3 humores ayurvédicos de acordo coma a ABRA). Acabei achando muito interessante e ao final, gostei demais e percebi que se encaixava exatamente no estilo de vida que quero levar daqui para frente e com isso, quero aprender um pouco mais sobre o assunto!

A palavra Ayurveda é proveniente do sânscrito e possui duas partes: Veda que é traduzido como conhecimento, ciência ou sabedoria e Ayus que significa vida. Neste contexto Ayurveda é o conhecimento, a ciência ou sabedoria que propõe uma vida saudável em harmonia com as leis da natureza com o objetivo de alcançarmos a felicidade. Nesta filosofia indiana a saúde é um estado de completude.

Trecho retirado do site da Associação Brasileira de Ayurveda

Pelo que entendi, Ayurveda se trata de trazer de volta à nossa vida, a natureza, fazendo com que esteja diretamente ligada à nossa saúde. O que mais pesquisei foi a parte de alimentação, principalmente depois de descobrir meu Dosha que é kapha (com uma pitada de vata)! Enquanto descobria sobre eles, parecia que estavam me descrevendo! Incrível! Principalmente por estar exatamente do jeito que a profissional estava explicando, que era o inchaço nas pernas, que fui ao médico e ele não soube me dizer o porque estava acontecendo aquilo comigo! Agora eu sei!

O Ayurveda possui 2 objetivos principais: preservar e promover a saúde das pessoas saudá-veis e curar as doenças dos pacientes. Neste sentido há 2 principais tipos de tratamento ( chi-kitsa):

Terapia de promoção da saúde ( Urjaskara Chikitsa): é a abordagem terapêutica que promove saúde, força, vigor e vitalidade nas pessoas saudáveis. Nesta especialidade são utilizados 2 principais ramos do Ayuveda:  Rasayana ( rejuvenescimento) que beneficia a saúde física, mental, emocional e social e Vajikarana ( afrodisíacos) que promove a vitalidade e aumento da libido em pessoas com bom estado de saúde.

Trecho retirado da Associação Brasileira de Ayurveda

E para que fique bem claro, JAMAIS deixem de procurar um médico para suas enfermidades, essas terapias são COMPLEMENTARES ao tratamento da nossa medicina!

Como eu não sabia por onde começar, logo procurei leituras para fazer e em breve comprarei alguns livros para me inteirar melhor sobre a filosofia! Gostei tanto que, no youtube, comecei a assistir um pequeno curso online gratuito de introdução à Ayurveda, só para sanar minha curiosidade sobre o assunto!

Livros que quero ler para introdução à Ayurveda

  1. Ayurveda – a ciência da auto cura de Vasant Lad pela editora Ground
  2. Ayuveda – o caminho da saúde de Maria Ines Marino e Walkyria Angelica Giusti Dambry pela editoda Gaia
  3. A dieta da zona Ayurvédica de Dennis Thompson pela editora Pensamento

Para saber mais sobre os livros, basta clicar nos títulos pois “linkei” com o skoob. Para quem não sabe, o skoob é uma rede social (maravilhosa), total e exclusivamente voltada para os livros! Vale super a pena dar uma conferida lá! Caso tenha interesse, me faça uma visita e descubra a delícia que é o Skoob!!

Essa pequena lista eu encontrei em um site onde tinha um total de 4 livros para quem está querendo se iniciar na Ayurveda, mas eu só me interessei mesmo pelos 3 primeiros que estão aqui! Quem sabe você se interessa pelos 4??

ABRA

A ABRA – Associação Brasileira de Ayurveda é uma organização sem fins lucrativos, dedicada à preservação, desenvolvimento, disseminação, divulgação e estudos do Ayurveda em território brasileiro.

Trecho retirado da Associação Brasileira de Aurveda

Neste link, Associação Brasileira de Ayurveda, você podera conhecer melhor a ABRA e sua proposta! Recomendo a leitura! É um texto breve e muito simples de entender!

Importante

Outra coisa que se deve considerar é a busca por um terapeuta na área para que este possa te explicar exatamente do que precisa pois é algo muito particular! Por isso aqui deixo o link da ABRA onde você encontra terapeutas de diferentes estados para que você possa fazer uma consulta e saber do que precisa para melhorar sua saúde!

Já olhei toda a lista e já peguei o contato de duas profissionais para que eu possa ver quais delas podem me atender e começar meu tratamento! Assim que tiver mais novidades, vou postando por aqui!

Espero que tenham gostado do post! Eu estou bastante animada com esse novo caminho e vamos ver como as coisas prosseguem! Tudo depende de mim! Da minha disciplina e auto controle!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s